segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Declaração sutil

"Admito que tento conquistar, fazer rir, abraçar, manter você favorável a mim, mas você se esquiva, como se o que digo não servisse mais, como palavras soltas, sem sentido, e você tudo que ouve filtra, e côa apenas o ruim de mim, exceto o meu passado, a minha história, que ontem mesmo era bela e a atraía".

Cachorro-quente Vodu

Meus amigos Elano Ribeiro e Luciano Fortunato, ambos colunistas do Crônicas Cariocas, estarão no Festival de Brasília com o curta "Cachorro-Quente Vodu". Veja o vídeo:

domingo, 23 de novembro de 2008

Série Mini-Contos

"Um rapaz de cabelo esquesito veste camisa azul listrada e ouve rock'n'roll no seu aperelinho grudado ao ouvido. Acho que a menina do violino está apaixonada. Ela apanha o ônibus no mesmo ponto que ele costuma descer. Ali, seus olhares se cruzam".



... continua

sábado, 22 de novembro de 2008

Pequenas coisas

Hoje é sábado. Não é um sábado qualquer, pelo menos pra mim. É dia de recarregar as baterias gastas durante uma semana pra lá de conturbada. Digo conturbada porque fui da angústia de ficar a casa com uma dor no calcanhar ao êxtase de voltar a correr. Aqueles que me conhecem sabem que correr é um dos momentos mais prazerosos pra mim. E correr na orla carioca é algo extraordinariamente gratificante. Eu me sinto vivo. Recarregado.

Existem prazeres que não são levados em consideração na hora de enumerar aqueles que mais gostamos. Às vezes esqueço que ouvir a voz da minha mãe pelo telefone, explicar como funciona determinada coisa para o meu filho ou ouvir a risada da minha mulher quando conto uma coisa engraçada, me dão tanto prazer quanto beber um bom vinho.

Pensando nisso, resolvi enumerar dez coisas dispensáveis que são essenciais para mim.

1 - Olhar o mar
2 - Brincar com nosso cão Pingo
3 - Meu filho me pedir algo
4 - Saber que meus pais rezam por mim
5 - Assistir TV com a minha mulher antes de dormir
6 - Ficar em silencio pequena parte do dia
7 - Ter contato com algum amigo
8 - Ler
9 - Escrever
10 - Chorar

terça-feira, 18 de novembro de 2008

ME TRADUZO

Sentir o
Aroma
Da sopa
.......................................... MÃE
esquentando
as manhãs

Ouvir a
Melodia
Da música
.......................................... PAI
Ritmando
as tardes

Olhar o
Brilho
Da água
.......................................... FILHO
Cintilando
As noites

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

NAQUELE SETEMBRO

[para Benedito, meu irmão]
Naquele setembro triste
Que outrora era desejo
O amor veio bater à porta
Com suas asas abertas
A envolveu em um abraço
e a levou para sempre!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cronograma para Implantar novo Acordo Ortográfico

A partir de janeiro de 2009, começa a valer o cronograma para implantação do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O acordo prevê 20 mudanças no idioma. As pincipais são: o fim do trema, novas regras para o uso do hífen e inclusão das letras w, k e y no alfabeto.
As normas atuais e as previstas no decreto valerão até dezembro de 2012 para exames escolares ou concursos públicos. Os livros começarão a abordar as novas regras a partir de 2010.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

sábado, 8 de novembro de 2008

Domingo tem poesia.

Ontem
Meu mundo era grande, muito grande.
Tinha amigos que me seguiam,
Os brinquedos eram inventados
E os banhos eram minguados

Não eram caras as minhas roupas.
Nem eram novos os meus sapatos.
Todos doados, emprestados.

Os meus sonhos eram riachos.
Não acordar cedo era o pecado.

Se ficava amedrontado:
Era o medo de perder a alvorada
O cocoricó dos galos
Deixar meu pai sair sozinho.
Apanhar o leito e o pão na madrugada.

Hoje

Meu mundo diminuiu, ficou pequeninho
Não tenho tantos amigos
Perco o sono à vontade.

E nem que eu encontre os pedaços
Dos traços do meu passado
Vou junta-los bem certinho.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Seria Monteiro Lobato um visionário?

Com a vitória de Barak Obama para a presidência do EUA, um livro tem sido bastante comentado ultimamente. Trata-se de “O PRESIDENTE NEGRO ou O CHOQUE DAS RAÇAS”, de Monteiro Lobato. Lançado em 1926, o livro fala de uma eleição que acontece no ano de 2228, em que um candidato negro derrota um branco. Seria apenas uma mera coincidência?

Alguns sites disponibilizam para download o livro de Lobato. Não é o politicamente correto, e embora o Zumbido não compactue com tal ação, mesmo assim deixo aqui o link para baixar:

http://www.4shared.com/file/38912388/98b8c761/Infantil_Monteiro_Lobato_-_O_Presidente_Negro.html?err=no-sess

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Will.i.am, do Black Eyed Peas, faz música para vitória de Obama


O cantor de rap Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas, está lançando uma nova música e um vídeo para marcar a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais americanas.

O músico passou a noite da eleição editando a versão final de It's A New Day (É um Novo Dia), que deve ser disponibilizada na internet nesta quarta-feira.

A canção é uma homenagem ao povo americano e a sua participação no ocorrido, disse Will.i.am.

O cantor conseguiu sucesso com Yes We Can (Sim, Nós Podemos) em meados deste ano, em apoio à candidatura de Obama à Casa Branca.

A nova canção e vídeo deverão aparecer no website Dipdive. Will.i.am também pediu a contribuição em vídeo de outros artistas para o projeto.

Cães lêem expressões do rosto humano!

Você já deve ter visto, em algum filme, aquela cena em que um cachorro vai consolar alguém que está triste, dando uma bela lambida. Pois saiba que isso pode acontecer também fora das telonas! Segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, assim como nós humanos, os cães também conseguem perceber as emoções, somente observando as expressões do rosto!!! De acordo com os resultados publicado na revista Animal Cognition, nós humanos olhamos primeiro o lado direito dos rostos, o que não acontece com nenhum outro objeto ou imagem. O estudo constatou que os cães também têm este mesmo comportamento. Segundo a explicação dada pelos cientistas, quando olhamos a partir do lado direito de uma imagem, estamos utilizando também o lado direito do cérebro, que é o mais apto para interpretar as emoções, o que indica que os cães também podem fazer esse reconhecimento.

Fonte: BBC Brasil

Obama eleito

Barak Obama é eleito o novo presidente do EUA, como já era previsto. Agora, eleito, vamos esperar os rumos das coisas de lá, para as de cá, melhorarem. Uma coisa é certa: a sua vitória mostra o quanto os americanos estão mudados. Eleger um candidato negro a presidência daquele país era algo impensável há pouco mais de uma década. O Brasil torceu por ele. Só não sabemos se ele torcerá pelo nosso País.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Downtime

Já havia uma, duas semanas que não arredava o pé de casa/escritório. Montei guarda para não receber muitos amigos. Escrevia: vez sim, vez não, para espairecer. Algo torpe, fora do comum. Trabalhei sim: fiz meu dever de casa com o Crônicas Cariocas. Li jornais e revistas também. Nenhum livro - pretendo começar a degustar o novo de Saramago “A Viagem do Elefante”, mas isso só quando reassumir meu posto.

Hoje, minha mulher me obrigou a voltar a correr enquanto cuidava do almoço. Como não sou ruim da cabeça, não a contrariei. Acho que corri um bocado. Do Posto 8 à Prainha. São mais ou menos 6 km. Ida e volta: 12. Porém, não foi uma corrida de um fôlego só. Eu parei lá no final, nas pedras para me aproximar do mar. É lindo o mar do Rio de Janeiro. Vi alguns surfistas, aliás, havia vários deles hoje. Deu-me vontade de pular no mar. Não de lá, das pedras. Corri mais um pouco e parei e entrei na água. São belas e geladas as águas do mar carioca. Para quem mora ou apenas conhece, o Nordeste é famoso pelas águas mornas de suas praias. Lembrei-me de Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Coqueirinho.

Bem, quero que saibam que não foi somente a praia que me trouxe à realidade. Acho que foi a corrida de hoje de manhã, antes do almoço.

RESULTADO DOS FINALISTAS

SAI RESULTADO DOS FINALISTAS DO 1º CONCURSO CRÔNICAS CARIOCAS
Final do 1º Concurso Crônicas Cariocas acontecerá dia 05 de dezembro de 2008, às 18h em um grande evento no Teatro Carlos Wenceslau, no Campus Realengo da Universidade Castelo Branco (Av Santa Cruz 1631 - Realengo, Rio de Janeiro - Próximo à Praça do Canhão). Neste dia se apresentarão cias de dança e teatro; o escritor Cairo Trindade receberá uma homenagem especial e serão conhecidos os três primeiros lugares do 1º Concurso Crônicas Cariocas. Lembramos que todos os finalistas receberão Certificado de Finalista e exemplares da Antologia Literária. Os três primeiros lugares receberão troféus, antologias e prêmios em dinheiro, conforme o edital do concurso.Em caso de ausência, o finalista pode indicar um representante no dia do evento. Caso o finalista não compareça à FINAL e não envie um representante, seu prêmio será enviado pelos Correios. Os finalistas poderão levar até 15 acompanhantes para prestigiar o evento de premiação..Em caso de dúvidas, entrar em contato com João Pedro Roriz ou Gustavo Alvaro nos telefones (21) 32167810 / 94959125 - Após 14h.

CRÔNICAS FINALISTAS EM ORDEM ALFABÉTICA
"ADRIANINHA"
Autor: Rodrigo Fernandes
Pseudônimo: Leonardo Concórdia

"A VIZINHA DO 402"
Autor: Marina Faria Sena
Pseudônimo: Sarah Rocha

"CARVÃO E COSTELA
"Autor: Catarina Maria de Lima Cunha
Pseudônimo: Marcão de Laranjeiras

"CONFUSÃO NO ÔNIBUS
"Autor: Brunno Vianna
Pseudônimo: Tiago Machado

"DO TAMANHO DO PERSONAGEM"
Autor: Jacob B Goldemberg
Pseudônimo: Scriba

"NAQUELA MANHÃ"
Autor: Carlos Eduardo Pereira Theobaldo
Pseudônimo: Diógenes Lartius

"MANGA COM LEITE"
Autor: Catarina Maria de Lima Cunha
Pseudônimo: Marcão de Laranjeiras

"NOIVADO"
Autor: Clarice Faria
Pseudônimo: Clarice Faria

"O DISCRETO"
Autor: Alice de Castro Nunes
Pseudônimo: Armando Peripécias

"O ENCONTRO"
Autor: Alfredo Domingos Faria da Costa
Pseudônimo: Túlio Monte Alto

"HAJA"
Autor: Jacob B. Goldemberg
Pseudônimo: Scriba.
"O ISOLAMENTO DA REALIDADE NAS GRANDES CIDADES"
Autor: Carlos Eduardo Pereira Theobaldo
Pseudônimo: Diógenes Laertius

"O MAIOR TIME DE TODOS OS TEMPOS"
Autor: Anderson Cândido Mendes
Pseudônimo: Eu mesmo

"PLACAS DA SORTE"
Autor: Catarina Maria de Lima Cunha
Pseudônimo: Marcão de Laranjeiras

"SORRISO ON THE ROCKS"
Autor: Anderson Cândido Mendes
Pseudônimo: Eu mesmo

"UM E NOVENTA E NOVE"
Autor: Leonardo Ribeiro Gonçalves de Oliveira
Pseudônimo: Nash

MENÇÃO HONROSA ESPECIAL:
Crônica: "O PODER DOS PIXELS"
Autor: Júlia Feldmann UhryPseudônimo: JHUFURRI

CONCURSO "POETA COM A CARA DO RIO"
Escritor vencedor e Homenageado: Cairo de Assis Trindade
Votação no site da UCB: 30,8% dos votos.

Os três principais ganhadores serão conhecidos no dia do evento.